Uma sardinha na brasa

Tutelada pelos homens através dos tempos, a mulher ainda hoje luta para reafirmar sua liberdade, apesar das conquistas obtidas nas últimas décadas. Em várias situações, sofre preconceitos e é vítima de violência simplesmente por ser mulher.
Nos contos de fadas, ela é a filha obediente ao pai, a esposa que nem sempre pode escolher o marido, a mãe sofredora, a madrasta malvada, a avó bondosa… Ou ainda a detentora de poderes mágicos que podem ser usados tanto para o bem quanto para o mal.

Princesas, bruxas e uma sardinha na brasa_CAPA1
O livro “Princesas, bruxas e uma sardinha na brasa”, escrito por mim e por Geni Souza, reconta textos que mergulham no universo feminino. Segundo volume da coleção “Contos e Contadoras”, da editora Biruta, traz uma ótima oportunidade para refletirmos sobre os vários papéis da mulher na sociedade, seus questionamentos e, principalmente, a busca por sua identidade como ser humano.


São histórias que divertem, emocionam e, de quebra, reúnem vestígios de civilizações passadas, como informações históricas, sociais, culturais e até jurídicas. Afinal, os contos de fadas são muito antigos e vêm de uma longa tradição oral. Foram transmitidos de geração para geração por inúmeros contadores, cada um deles ampliando, misturando e modificando as histórias de acordo com sua criatividade, seu gosto pessoal e o contexto em que viviam.
Como fonte para os nossos recontos, usamos livros muito antigos, numa pesquisa feita por mim e, principalmente, pela Susana Ventura, a idealizadora da coleção. Com a Su escrevi o primeiro volume, “Dragões, maçãs e uma pitada de cafuné”, que aborda a questão da ética.

Capa1
Ao final dos dois volumes da coleção, a socióloga Giselle Soares apresenta questões para uma análise mais profunda de cada reconto, dessa forma mostrando como a ficção pode fornecer elementos para o estudo da realidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s